O que é Dropshipping?

O que é Dropshipping?

Para aqueles que desejam empreender, no conforto do seu lar e sem ter um caixa inicial para investir, o dropshipping pode ser uma ótima opção.Você disponibiliza produtos em sua loja on-line sem precisar de estoque, ou ter preocupações com a logística e envio dos produtos.

03/02/2022

Para aqueles que desejam empreender, no conforto do seu lar e sem ter um caixa inicial para investir, o dropshipping pode ser uma ótima opção.

Essa é uma modalidade de vendas muito rentável, e fácil de administrar, pois você disponibiliza produtos em sua loja on-line sem precisar de estoque, ou ter preocupações com a logística e envio dos produtos, que fica na responsabilidade do seu fornecedor.

Não é por acaso que o dropshipping ganhou muitos adeptos nos últimos anos, e está cada vez se tornando mais popular.

Uma pesquisa realizada pelo NielsenIQ Ebit, aponta que 90% dos entrevistados tinham pretensão de comprar algum produto em e-commerces no primeiro trimestre de 2022.

Como consequência, o ramo vem crescendo expressivamente desde 2020 e, já em 2021, 33% das lojas on-line no mundo já faziam dropshipping. Nesse mesmo ano, o e-commerce brasileiro faturou R$150,8 bilhões, com expectativas de aumento de 12% no lucro deste ano.

A previsão de crescimento da área é de 28,8% até o ano de 2025, de acordo com informações do E-commerce Brasil.

Tendo em vista todo esse cenário, podemos dizer que o dropshipping pode ser uma ótima oportunidade para quem quer lucrar com um negócio totalmente online, sem ter um caixa para começar.

Ficou interessado (a)? Continue lendo para descobrir como esse negócio funciona, quais são as vantagens e desvantagens e muito mais!

Como funciona o drop?

No dropshipping, o lojista é sempre um intermediário entre o consumidor e o fornecedor. Assim que o cliente concluir a compra no site, o lojista repassa o pedido diretamente para o fornecedor, que se encarrega do preparo, despacho e da entrega do produto ao cliente.

Para que fique mais claro o entendimento sobre como tudo isso funciona, vamos explicar o passo a passo do processo a seguir:

Passo 1: Anúncio dos produtos

Aqui, você precisa inicialmente criar sua loja virtual e escolher os produtos que quer vender a partir do catálogo de fornecedores parceiros.

Esses fornecedores podem ser distribuidores ou fabricantes que se responsabilizam pelo processo de entrega, ou até pessoas que oferecem produtos em plataformas próprias para o dropshipping (isso vai ficar mais claro adiante).

Após isso, você anuncia os produtos escolhidos na sua loja virtual, importando imagens e informações que compõem a sua descrição e especificações.

Passo 2: Recebimento de pedidos

Sua loja já está ativa e os clientes começaram a navegar por ela. Uma das pessoas que está em sua loja encontra um produto que decide comprar.

Após o pagamento ser aprovado, você envia a ordem de compra para o fornecedor do produto escolhido. Esse processo não demanda nenhuma ação por parte dos seus clientes, ou seja, a experiência de compra do cliente não será afetada.

Importante dizer que todo esse processo pode ser automatizado com uma ferramenta adequada, que iremos apresentar mais adiante.

Passo 3: Envio dos produtos

Nesse momento o fornecedor irá providenciar, embalar e enviar o produto para a pessoa que efetuou a compra. Compete a você apenas informar o código de rastreio do objeto e manter ela atualizada sobre o status do pedido.

Em casos de troca ou devolução, cabe a você atuar como um intermediador entre o cliente e o fornecedor, garantindo que tudo ocorra bem.

Ao terceirizar as entregas, seu tempo de trabalho é otimizado e sobra mais para:

  • Desenvolver campanhas de marketing e estratégias de crescimento;

  • Proporcionar um atendimento de qualidade aos seus cliente;

  • Concentrar na atividade de administração da sua loja virtual;

  • Estudar com mais afinco seu público.

Tudo isso é muito importante para aqueles que desejam ter sucesso e bons resultados em suas vendas online.

Como consigo me inserir nesse mercado?

É possível começar a fazer dropshipping como pessoa física, entretanto é mais aconselhado ser criado um CNPJ assim que possível para que seu negócio seja mais profissional.

Atualmente isso pode ser facilitado através do MEI, por exemplo, e é o que muitas pessoas têm feito para se profissionalizar e lucrar nesse mercado.

Por que o dropshipping faz tanto sucesso?

Vamos dar uma passeada rápida por alguns pontos que tornam o dropshipping um negócio cheio de benefícios e que faz tanto sucesso:

1. Você não precisa de rios de dinheiro para começar.

Com o dropshipping é fácil começar a vender na internet, sem qualquer investimento altíssimo. Você não precisa investir no seu estoque, e ainda assim, pode oferecer milhares de produtos aos seus clientes.

Isso reduz os custos de quem deseja empreender, ou seja, você já inicia na vantagem por não precisar arcar com:

  • Gastos com confecções;

  • Aluguel de espaço físico;

  • Compra de embalagens;

  • Contratação de transportadoras;

  • Contratação de quadro de funcionários.

Segundo o E-commerce Brasil, é possível ingressar nesse mercado com um investimento inicial de R$ 1.000,00, o que o torna tão atrativo.

2. O dropshipping é conveniente e eficaz

Abrir e expandir uma loja virtual de sucesso é muito trabalhoso, especialmente quando se tem recursos limitados. Não ter que se preocupar com o processamento do pedido é prático e possibilita utilizar seu tempo para focar no marketing, atendimento ao cliente e operações.

3. Mobilidade e poupa tempo.

Já que todo o processamento físico dos pedidos é realizado pelo fornecedor, você tem a liberdade para tocar sua empresa em qualquer lugar que tenha uma internet boa. Isso porque não há necessidade de se deslocar a um local de trabalho específico, nem mesmo até os Correios.

Com esse tempo extra você pode dar mais atenção à gestão do seu negócio e à experiência de compra que sua loja oferece a seus clientes. Isso te ajuda a atrair e fidelizar mais clientes, construindo uma boa imagem no mercado.

4. É um modelo confiável.

Talvez você ache esse modelo de negócio meio esquisito ou suspeito, mas não é. Muitas lojas virtuais e até mesmo grandes lojistas usam o dropshipping para oferecer uma grande variedade de produtos para seus clientes, sem terem que se preocupar com as dificuldades do estoque.

5. Oferece uma variedade de produtos.

Devido a falta de restrições impostas por um caixa ou por um espaço físico, você pode dispor da parceria de inúmeros fornecedores, o que torna as opções de produtos para sua loja quase infinitas.

Pode-se montar um negócio “nichado”, selecionando apenas produtos de um determinado segmento ou público, como também flexibilizar o catálogo abrangendo diversos públicos, de acordo com sua estratégia de venda.

Quais erros evitar ao trabalhar com dropshipping e no que focar?

Como qualquer outro mercado, é importante que você estude e busque conhecimento para errar pouco no começo e, com isso, fazer sua loja virtual decolar!

Por isso, é imprescindível se atentar a alguns pontos específicos desse modelo de negócios que podem fazer toda a diferença no sucesso do seu empreendimento.

Vamos listar alguns deles a seguir:

  • Investimento em anúncios pagos
    É necessário que você invista boa parte do seu dinheiro em anúncios pagos, especialmente no Facebook. Um grande erro é iniciar nesse mercado sem entender como e qual a melhor maneira de fazer anúncios, pois é isso que vai trazer cliques e vendas na sua loja.

    Nesse ponto você vai precisar aprender a minerar e identificar o melhor produto na sua loja para investir em anúncios.

  • Prazo de entrega
    Grande parte dos fornecedores especializados em dropshipping são internacionais, por isso, o tempo de entrega dos produtos costuma ser maior.

    Isso é algo que precisa estar claro para seus clientes, de modo a evitar que sejam feitas muitas reclamações ou cancelamentos.

    Portanto, converse com seus fornecedores e verifique o tempo médio de entrega para exibir tanto nas políticas da sua loja quanto na página do produto ou check out.

    Ainda, enviar o código de rastreio e atualizar seus clientes com mensagens sobre o status do pedido é uma atividade essencial para passar confiança e tranquilidade. Isso fortalece a transparência do seu trabalho e faz com que eles se sintam mais seguros quanto à entrega.

    Nesse ponto, temos a plataforma ideal que tornará muito mais fácil o acompanhamento da entrega dos pedidos por parte dos próprios clientes (falaremos um pouco sobre isso mais para frente).

    É importante que durante todo esse processo de entrega você esteja sempre disponível para atender seus clientes e responder às suas dúvidas. Uma boa alternativa também é preparar uma seção de FAQ (perguntas frequentes) para que eles possam consultar.

  • Estabelecimento da sua marca no mercado
    Algo que acontece muito é encontrar produtos similares em lojas diferentes do mercado, visto que os fornecedores de dropshipping costumam atender diversos empreendedores.

    Por isso, é fundamental criar estratégias que destaquem sua loja virtual das demais, para que sua marca seja estabelecida no mercado.

    Inicialmente você pode pesquisar a concorrência para ter uma ideia de como ela atua, oferecendo produtos e atendimento diferenciado, investindo em campanhas de marketing e criando promoções.

    Com relação aos produtos da sua loja, vale a pena verificar quais são os mais buscados em páginas como o Facebook e o Google Trends, por exemplo.

    Por fim, lembre-se de ter sempre em mente o seu público-alvo. Ter essa informação bem delimitada vai te ajudar a definir tanto suas estratégias quanto seus produtos.

Como encontrar fornecedores de dropshipping

Os fornecedores desse mercado podem ser nacionais ou internacionais e é possível encontrar listas de fornecedores nacionais em páginas do Facebook, Linkedin e em fóruns online.

Eles são, em sua maioria, fabricantes, distribuidores ou atacadistas com os quais você pode negociar valores e propor parcerias livremente.

Por outro lado, os fornecedores internacionais costumam ser encontrados em plataformas específicas para dropshipping, como o AliExpress, o Wiio e o SourcinBox, que conectam com mais facilidade empreendedores e fornecedores dessa área.

Em ambos os casos, é recomendado seguir algumas orientações para encontrar os melhores fornecedores e produtos para sua loja. Algumas dicas importantes são:

  • Faça uma boa pesquisa antes de escolher o fornecedor com quem irá trabalhar. Em plataformas específicas de dropshipping essa escolha se torna mais fácil, pois você pode se guiar selecionando aqueles que tenham notas de avaliação altas, um bom volume de vendas e selos de vendedores premium.

  • É importante levar em consideração se eles estão vendendo produtos há um tempo razoável, de pelo menos um ano.

  • Quando ficar em dúvida na hora de escolher entre dois fornecedores, use como critério de desempate o valor que cada um cobra pela revenda dos produtos, bem como os valores de frete, e analise qual lucro vale mais a pena.

  • Pergunte sempre sobre o processo de entrega, como os produtos são embalados e enviados e quais são os prazos.

  • Uma boa dica também é pedir por amostras dos produtos - ou até mesmo comprá-los - para verificar por conta própria se eles são mesmo de qualidade. Dessa forma você evita riscos de desistência ou devolução por parte de seus clientes.

Comece a colocar seus aprendizados em prática

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o que é dropshipping e como esse modelo de negócios online funciona, é hora de dar o pontapé inicial e montar a sua loja!

Continue acompanhando nossos conteúdos para ficar sempre por dentro dos melhores conteúdos de como vender online.

Escrito por Equipe Iumy